Glossário

Olá, cozinheiros de plantão


Nossa equipe está preparando um cardápio de definições para vocês se deliciarem. Aproveitam e Bom Apetite!!!


À milanesa: alimentos passados em farinha de trigo, ovo batido e em farinha de rosca (especificamente nesta seqüência) e fritos rasos em gordura quente.

Acervo: totalidade de documentos conservados em um arquivo. (Dic. Term. Arquivistica)

Acesso: Enquanto possibilidade de consulta a documentos e informações. Ou ainda como função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização. (Dic. Term. Arquivistica)

Anorexia: Caracteriza-se por uma avaliação errada da própria imagem corporal e medo excessivo de engordar. Por isso, estabelece na pessoa uma recusa em se alimentar, acarretando diversos problemas de saúde.

Autenticidade: Qualidade de um documento quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo. (Dic. Term. Arquivistica)

Autenticidade diplomática: documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo. (Luciana Duranti)

Autenticidade histórica: documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade. (Luciana Duranti)
 
Autenticidade legal: documentos que suportam uma prova sobre si mesmos, por causa da intervanção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garanta sua genuinidade. (Luciana Duranti)

Arquivo: todo testemunho de funções e atividades humanas registrado em um suporte perdurável e expressado numa linguagem oral ou escrita, natural ou codificado e que por sua finalidade não faz parte do patrimônio bibliográfico ou artístico. (Ruipérez)

Banho maria: Cozinhar ou aquecer sem contato direto com o fogo, através de água quente, na qual se mergulha o recipiente onde está a preparação.

Código de Classificação: Código derivado de um plano de classificação. (Dic. Terminologia Arquivística)

Colesterol: Substância existente normalmente no sangue, no cérebro e em todos os outros tecidos do organismo, assim como na maior parte dos alimentos de origem animal.

Destinação final: Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. (Dic. Terminologia Arquivística)

Diplomática: Disciplina que tem por objeto a estrutura formal e a autenticidade dos documentos. (Dic. Terminologia Arquivística)

Documento: Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém. (Marilena Leite Paes)

Documento Digital: Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional. (Dic. Terminologia Arquivística)

Espécie: Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. (Dic. de Term. Arquivística)

Falsidade:  O conceito diplomático e legal de falsidade se refere a presença de elementos que não correspondem a realidade, já historicamente equivale a dizer que os fatos descritos não são verdadeiros. Chama-se atenção para a diferença, em diplomática, dos termos inautênticos e falsos. (Luciana Duranti)

Flambar: Finalizar uma receita através da eliminação do álcool de uma bebida, fazendo arder diretamente. Umedecer o alimento, tanto doce quanto salgado, com bebida alcoólica e colocar fogo.

Forma: Estágio de preparação e de transmissão do documento. Ex: original, cópia, minuta. (Dic. de Term. Arquivística)

Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Ex: livro, mapa, folha. (Dic. de Term. Arquivística)

Gênero: Designação dos documentos segundo os aspectos de sua representação nos diferentes suportes: textuais, audiovisuais, iconográficos e cartográficos. (Marielena Leite Paes)

Mousse: Termo francês que designa a palavra musse, com o significado de espuma, isto é, preparação culinária leve e espumosa, que pode ser salgada ou doce, sendo a primeira servida como entrada, e a última, como sobremesa.

Ordenação: Disposição dos documentos de uma série a partir do elemento convencionado para sua recuperação. (Dic. de Term. Arquivística)

Plano de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. (Dic. de Term. Arquivística)

Série: Seqüência de unidades de um mesmo tipo documental de acordo com a atividade que a gerou. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

Suporte: Material no qual são registradas as informações. Ex: papel, plástico. (Dic. de Term. Arquivística)

Tipo documental: Espécie "carregada" da função que lhe cabe. (Heloísa Liberalli Bellotto)

Tipologia documental: É a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (Heloísa Liberalli Bellotto)

Untar: Passar gordura em assadeiras ou fôrmas, polvilhando ou não farinha. Evita que os alimentos grudem na travessa.



Aguardem novos conceitos.