Lamentavelmente a chuva de ontem, domingo 10/04/11, provocou grandes estragos na UnB e por isso aulas foram suspensas nesta segunda-feira, 12/04/11.
O blog PALADARQ é gerenciado por alunos da UnB, consideramos a Universidade como uma segunda casa já que passamos boa parte do nosso dia lá. Estamos sentidos pelos diversos danos fisícos e materiais que houveram mas, nos preocupamos principalmente, como graduandos em Arquivologia, com o sinistro que pode havido oom livros e documentos em diversos suportes.
Por conta das fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal neste domingo (10/4) e que inundaram grande parte da Universidade de Brasília, as aulas no câmpus Darcy Ribeiro estão suspensas amanhã.
A chuva começou por volta das 12h30 e acabou às 14h, acumulando 36,4 mm. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume seria considerado normal se não tivesse caído todo em tão pouco tempo — daí a quantidade de estragos pela cidade. Um sol forte abriu após o temporal, porém, no início da noite, a chuva recomeçou. Na UnB, os funcionários estimam que a água tenha atingido cerca de três metros de altura, em salas e anfiteatros. Segundo a prefeitura do Campus, nunca havia acontecido um estrago como o de hoje.
A UNBTV, emissora da universidade, foi a que mais teve prejuízos. Todos os equipamentos foram danificados por causa da água. Anfiteatros, computadores e móveis ficaram submersos. De acordo com informações do Diretório Central dos Estudantes da UnB, o Complexo das Artes também foi alagado e livros foram danificados.
Com a UnB Alagada, estudantes postam a toda hora fotos e novas informações sobre a situação no Twitter. DCE também está convidando os alunos a ajudarem na limpeza do local. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham para tentar drenar a água.
De acordo com a Defesa Civil, a situação da UnB está grave. Há possibilidade de paredes caírem. Não há como transitar pelo local e eles serão interditados. Os profissionais aguardam bombas, material de suporte e vestimentas próprias.
Um funcionário da UnB afirmou a reportagem que uma obra próxima ao Minhocão estaria atrapalhando todo o escoamento da água, além disso, a grama que foi aparada recentemente também teria provocado o entupimento dos canos que dão vazão as chuvas.
De acordo com o prefeito do câmpus, Paulo César Marques da Silva, nenhuma obra é feita na UnB sem autorização. O prefeito disse ainda que as aulas de amanhã realizadas no local provavelmente serão canceladas.
Por: Raquel Moreira.
Veja mais imagens em: http://www.flickr.com/photos/unb_agencia/5608017455/in/photostream/
Por: Raquel Moreira.
Veja mais imagens em: http://www.flickr.com/photos/unb_agencia/5608017455/in/photostream/
E também o vídeo que mostra a situação do alagamento:
Fonte: Correio Brasiense
4 comentários:
Lamentável a situação da nossa Universidade!
Espero que tudo fique bem logo com a ajuda das autoridades e de nós, alunos.
Sinto muito pelo ocorrido! Espero que tudo se resolva o mais rápido possível para que os alunos possam voltar logo a suas rotinas!
Olá Pessoal!
Nossos colegas do Arquivo em forma já conseguiram mais informações do que foi perdido de documentação no alagamento.
O professor Fernando Sobrinho do Departamento de Geografia informou que todo o acervo do Centro de Documentação Milton Santos foi perdido.
FIQUEI MUITO TRISTE COM ESSA NOTÍCIA. Milton Santos foi um dos maiores pesquisadores da geografia no Brasil. LAMENTO MESMO!
Saiba mais sobre Milton Santos no blog: http://arquivoemforma.blogspot.com/2011/04/estragos-causados-pela-chuva-na-unb.html
Raquel
Nossa, fico muito triste com essa notícia, o acervo abrigava obras importantes para o meio acadêmico.
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3906
Postar um comentário