Cédulas manchadas de vermelho são provas de crime de explosões aos caixas eletrônicos.
Os bancos adotaram um dispositvo de segurança que suja as notas de dinheiro com tinta vermelha quando há tentativa de roubo em caixa eletrônico. É uma estratégia para identificação, cédulas manchadas evidenciam que elas foram roubadas e é uma forma de denunciar o crime.
Algumas dessas notas manchadas já começaram a circular e estão no comércio, para aqueles que não sabem o que fazer, quando encontrar uma delas, o Banco Central orienta a população a não receber essas cédulas.
Se você pegar uma nota manchada de vermelho, o recomendado, neste caso, é se dirigir a uma agência bancária e devolvê-la. O Banco Central orientou os outros bancos a receberem essas cédulas, identificar quem está entregando e submeter as notas a análise. O banco que receber essas notas deverá entregar um recibo ao cidadão e se elas forem legítimas o apresentante será ressarcido.
Segundo o Banco Central, como disposto no Art. 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário.
- Função:
Diante disso, passamos a refletir nas diferentes funções que uma nota pode ter em cada caso. Uma nota verdadeira e sem mancha vermelha pode ser comercializada, sua função será a original, para que foi criada, a de instrumento legal de pagamento. Você poderá ir a uma padaria, por exemplo, e utilizar essa nota sem maiores problemas, para comprar os produtos que lá são vendidos!
Já uma nota manchada de vermelho não pode ser mais comercializada, perde-se a função original, e agora ela passa a ser instrumento de prova, ela adquire a função de prova do crime de explosão a um caixa eletrônico. Ou seja, o caixa da padaria tem a obrigação de não aceitar a sua nota. Então é melhor você verificar todos os caracteres internos e externos da nota antes de tentar adquirir um produto.
- Autenticidade:
As cédulas manchadas de vermelho não deixarão de ser autenticas. Elas são o que dizem ser, demonstram o que realmente é transmitindo, que no caso significa serem provas de um crime.
Elas foram criadas conforme as práticas do tempo e reproduzidas pelo órgão competente para criá-las, até as manchas vermelhas são fruto de um dispositivo criado pelo órgão competente.
Elas são documentos que suportam uma prova sobre si mesmas, por causa de uma intervenção depois de sua criação (mancha vermelha) por uma autoridade pública (Banco Central) que garante sua genuinidade.
E são documentos que atestam o que sucedeu, informam uma verdade: o roubo a caixas eletrônicos. Essas notas não servirão mais para o que foram criadas. Sua função administrativa se perde.
- Veracidade:
As notas manchadas de vermelho continuarão sendo veridicas, pois elas já eram verdadeiras. A veracidade está ligada a qualidade das infomações de um documento, para esse caso, as notas perderão sua função de origem, mas vão adquirir uma nova informação (mancha vermelha) como sinal de um crime.
Por.: Raquel Moreira, Vanessa Caliman.
Fonte:
4 comentários:
Adorei a postagem.
Vocês são muito criativos.
Estão de parabéns.
(:
Oi Adrielly!
Que bom que vc gostou da matéria!
Valeu pelo feedback!
Concordo com a Adrielly, gosto muito do blog de vocês, de fato são muito criativos.
Parabéns ao grupo.
Essa semana eu recebi uma nota manchada no banco e agora o que devo fazer. Eu so vi depois que fui separar o dinheiro para pagar uma conta
Postar um comentário