27 de jun. de 2011

Filme: Prenda-me se for capaz

Prenda-me se for capaz

Ficha Técnica: 

Gênero: Policial / Suspense.
Ano de Lançamento: 2002.
Direção: Steven Spielber.
Roteiro: Jeff Nathanson, baseado no livro de Frank Abagnale Jr. e Stan Redding. 
Produção: Walter F. Parkes, Steven Spielberg.
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken, Jennifer Garner, Amy Adams, Martin Sheen, Frank John Hughes, Brian How. 
Duração: 140 min.
Classificação: 12 anos.


O Filme:

O filme conta a história real da vida de Frank Abagnale Jr, um homem que em sua juventude se tornou um mestre na arte do disfarce, ele aproveita essa habilidade e pratica golpes milionários que fazem dele o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos, isso tudo com apenas 17 anos. Durante essa trajetória o rapaz se disfarça de médico, advogado e co-piloto.

No filme, Leonardo DiCaprio interpreta Frank Abagnale Jr. e Tom Hanks interpreta o agente do FBI, Carl Hanratty, que usa todos os meios que tem a seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.


Frank Abagnale Jr. e a Diplomática e Tipologia Documental:

A relação que existe entre a história de vida de Frank William Abagnale Jr. e a matéria de diplomática e tipologia está na incrível habilidade que Frank Jr. desenvolveu para falsificar cheques, o rapaz se tornou um mestre em fraudes bancárias.

Alguns acontecimentos na vida de Frank Jr. o encorajou a levar uma vida de disfarce. Na década de 60, esse jovem só tinha duas coisas certas na sua vida: seu pai e sua mãe. Mas de repente, seu pai estava falido e o casamento dos dois, que começou como um conto de fadas, estava prestes a um fim.

Depois de ver e ajudar seu pai a dar dois golpes, em seguida, Frank Jr. se sente encorajado o suficiente para encarnar seu primeiro personagem, um professor substituto de francês. Assim começa a história do mais jovem criminoso a figurar na lista dos dez mais procurados pelo FBI.

Seu primeiro golpe foi fazendo cheques sem fundo, que descobriu que era possível quando foi forçado a fazer cheques com quantias superiores ao que tinha guardado. Isso, entretanto, funcionou até a hora que o banco parou de emitir mais cheques, o que fez com que abrisse mais contas em bancos diferentes, eventualmente criando novas identidades para isso. Durante este período ele experimentou e desenvolveu diferentes técnicas de fraude, como imprimir seus próprios cheques, cópias quase perfeitas dos originais, usando-os e persuadindo os bancos a liberar dinheiro que nunca se materializou, visto que todos os cheques eram devolvidos.

Além das fraudes bancárias, Frank Jr. se disfarçou: de co-piloto (e com isso voou sem pagar por um período de dois anos na companhia aérea Pan Am), de médico (o rapaz personificou um pediatra em um hospital do Estado da Geórgia com o nome de Frank Conners e tornou-se supervisor residente. Porém nessa farsa como médico, Abagnale quase deixa um bebê morrer por inanição de oxigênio), de advogado (Abagnale também forjou um diploma da Universidade de Harvard, passou no exame para avaliação do Estado da Louisiana e lá conseguiu um emprego em um escritório de advocacia) e de professor (Frank Jr. também diz ter forjado um diploma da Universidade da Columbia e lecionou sociologia na Brigham Young University por um semestre).

Em cinco anos, Abagnale trabalhou com oito identidades falsas, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões em 26 países. O jovem foi preso na França em 1969, quando a polícia francesa o apreendeu todos os 26 países em que cometeu fraude pediram sua extradição. Um juiz revogou seu passaporte americano e o deportou para os Estados Unidos para prevenir futuras extradições. Abagnale foi sentenciado a 12 anos de prisão em uma penitenciária federal por várias modalidades de fraude e falsidade ideológica.

Particularmente, a história de vida de Frank William Abagnale Jr. as vezes parece uma história inventada e não real. Mas o que mais me espantou foi seu fim, em 1974 o governo federal do Estados Unidos o libertou com a condição de que ele deveria ajudar as autoridades federais contra fraudes monetárias. 

Após sua soltura, Abagnale tentou diversos empregos, mas achando-os insatisfatórios, resolveu fazer uma oferta a um banco. Explicou ao banco o que fez, e se ofereceu para palestrar ao pessoal do banco e mostrar vários truques que os fraudadores usam para enganar os bancos. Abagnale fez a seguinte oferta: se o banco não achasse que o que ele dissesse fosse útil, não precisariam pagar nada, caso contrário, eles lhe deveriam 50 dólares e deveriam divulgar seu nome e seu trabalho a outros bancos. Naturalmente, eles se impressionaram, e assim Abagnale começou sua vida como consultor legítimo.

Mais tarde ele fundou a Abagnale & Associates, onde adverte o mundo dos negócios sobre fraudes, e organiza palestras e aulas pelo mundo. Abagnale é agora um multi-milionário através de sua empresa de consultoria de fraudes e prevenção. 

Trecho do filme


Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário