29 de jun. de 2011

Trabalho Final 03: Proposta de Análise Diplomática e Tipológica

Olá blogueiros arquivístas!Nesse post vamos mostrar uma proposta de análise diplomática e tipológica com os ítens que serão utilizados para examinar o nosso "documento para chamar de meu".

Então vamos lá!





     1. Análise Diplomática

1.1 Caracteres Internos: 

Denominação do Documento: Nome (Título) que o documento recebe por seu criador. Ex.: Ofício de baixa, Grade curricular, Certidão Positiva.

Denominação da Espécie: Denominação da espécie documental. Ex.: Ofício, Grade, Certidão.

Data Tópica: Local em que o documento foi produzido. Ex.: Brasília, DF. 

Data Cronológica: Data (dia, mês e ano) em que o documento foi produzido. Ex.: 22 de maio de 2008.

Conteúdo: Resumo/síntese dos elementos essenciais que compõe o documento. Ex.: data em que foi feito, assunto.

Signos Especiais: São as assinaturas, os selos e demais símbolos que identifiquem o documento. Ex.: Logomarca da UnB, assinatura do Reitor.

Autor do Ato: Pessoa que dá fé ao ato documentado. Ex.: Assinatura do Reitor.

1.2 Caracteres Externos:

Gênero: Configuração que o documento assume de acordo com a natureza dos signos/símbolos com os quais ele foi criado. Ex.: textual, iconográfico, sonoro, audiovisual, informático.

Suporte: Material físico onde as informações do documento estão registradas. Ex.: papel, pergaminho, filme, disco óptico, disco magnético.

Formato: Configuração que assume o suporte que contém o documento. Ex.: caderno, códice, folha avulsa, livro, tira de microfilme.

Forma: Tem haver com a completude do documento Ex.: minuta, um rascunho, um original, uma cópia.

Aplicação informática: Se o documento existe em suporte digital. Ex.: Grade Curricular no “Matrícula WEB”.

1.3 Trâmite:

Produtor: Entidade responsável pela produção/criação do documento. Ex.: Comissão criadora do curso de Arquivologia.

Receptor: Destino imediato conforme seu trâmite. Ex.: SAA

Trâmite Para sua Expedição e Vigência: Caminho que o documento percorre para atingir a sua função. Ex.: Envio da proposta de criação do curso de Arquivologia à reitoria para aprovação.

Incidências: Prováveis erros ou ocorrências que influenciam no seu trâmite. Ex.: A não aprovação da proposta de criação do curso e a não implementação do novo curso.

1.4 Observações:

Função Administrativa: Objetivo para o qual o documento foi criado. Ex.: Apoiar os alunos do curso de graduação na escolha das matérias e no andamento do curso.

Comentário Diplomático: Tem o objetivo de expressar as características do documento, ou seja, detalha todas as informações contidas nos documentos. Ex.: “O passaporte apresenta uma estrutura diplomática bastante homogenia e simples, mesmo que se observe ligeiras variações ao longo do século XIX”. Trecho retirado do livro Passaportes, escrito por Ruipérez, página 177.  

     2. Análise Tipológica:

Código de Classificação: Código que o documento recebe de acordo com a sua classificação. Ex.: 200.3

Ordenação: Critério pelo qual os documentos devem ser organizados. Ex: Cronológico, alfabético, numérico, alfa-numérico, etc.

Documentos que compõe o processo: Documentos que auxiliem na criação e no entendimento da peça documental. Ex: Memorando, Ofício, Cartas, etc.

Publicações que recorrem ao documento parcial ou integralmente:  Documentos que mencionam a peça documental. Ex.: Manual do Curso de Arquivologia, Histórico Escolar, Ementas, etc.

Legislação Aplicável Mais Relevante: Instrumento que regulamenta uma função e, os documentos decorrentes dela. Ex.: Lei de Diretrizes e Bases da educação nº. 9394/96; parecer CNE/CES nº 776. 

Lugar onde se conserva: Lugar onde o documento será arquivando quando findo seu trâmite. Ex:. CEDOC

Destinatário: Quem se interessa pelo conteúdo do documento. Ex.: Alunos e Universidades.

Acesso à Documentação: Quais pessoas são autorizadas a acessar a informação. Ex.: Autorização para acessar documentação na SAA. 

2.1 Observações:

Comentário Arquivístico: refere-se ao estudo do documento dentro do arquivo ao qual pertence. Significa fazer uma explanação quanto ao histórico do documento analisado dentro do arquivo. Ex.: “Esta série não terá continuidade em nenhuma outra posterior.” Trecho retirado do livro Passaportes, escrito por Ruipérez, página 176.

Fontes: Fizemos uma união de elementos que consideramos pertinentes para a análise do documento escolhido, que foram retirados dos textos:
- Estudo de Mariano Gracía Ruiperez sobre passaportes do século XIX.
- Cap. 1.3 de Mariano García Ruiperez.
- Cap. 5 de Luciana Durant.
- Arquivo a flor da pele.

Por: Blog PALADARQ.

0 comentários:

Postar um comentário