5 de mai. de 2011

200 anos da Biblioteca Nacional!

No ano passado, 2010, a Biblioteca Nacional, que fica no Rio de Janeiro, completou 200 anos de existência.

Para quem não a conhece faremos um breve resumo da sua história, você verá o quanto ela é motivo de orgulho para nós (brasileiros). É uma biblioteca belíssima, sem contar sua riqueza documental, são diversos acervos e obras raras, é o oitavo maior acervo do mundo com cerca de 9,5 milhões de itens e 2,5 milhões de livros.

Parte dessa coleção veio de Portugal, Dom João troxe para o Brasil com a vinda da família real, porém isso não foi uma doação por que depois nós (Brasil) tivemos de pagar a Portugal por essa coleção.

 A história da Biblioteca Nacional


A comemoração dos 200 anos da Biblioteca Nacional


Breve histórico da Biblioteca Nacional:
  • 1808 - Transferência da sede do império português para o Brasil.
  • 1810 - Coleção chega ao Brasil, é Fundada a Real Biblioteca no Brasil.

  • 1824 - Seu nome muda para Biblioteca Imperial e Pública.
  • 1876 - Se nome muda novamente para Biblioteca Nacional e Pública do Rio de Janeiro.
  • 1910 - É inaugurado o prédio da Biblioteca Nacional.
  • 1987 - Aprovada a Lei nº 7.624 que cria a Instituto Nacional do Livro (INL) e a Fundação Nacional Pró-Leitura.
  • 1990 - Aprovada a Lei nº 8.029 e o Decreto nº 99.492 que cria a Fundação Biblioteca Nacional, e revoga a Lei nº 7.624.
  • 2004 - Aprovado o Decreto nº 5.038 que determina as responsabilidades da Fundação Biblioteca Nacional quanto a  execução da política governamental de: recolhimento, guarda, preservação, da produção intelectual do país. Esse decreto também determina as finalidades da Fundação Biblioteca Nacional, a principal delas é promover a produção, a difusão e o amplo acesso ao livro, e as demais são: adquirir, preservar e difundir os registros da memória bibliográfica e documental nacional; coordenar o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas; elaborar e divulgar a bibliografia nacional; atuar como centro referencial de informações bibliográficas; registrar obras e os direitos patrimoniais do autor; coordenar, orientar e apoiar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura.
A biblioteca internamente

 

Por: Raquel Moreira.

0 comentários:

Postar um comentário