Nesse último final de semana, meus pais foram convidados, e apenas eles (o que exclui a mim e a minha irmã) para um casamento. Eu queria muito ter ido, mas infelizmenete só mandaram dois convites que constavam expressamente os nomes do meu pai e da minha mãe! E como eu não faço a aula de diplomática e tipologia documental para aprender a falsificar os documentos (como no caso do exemplo da aula passada) prefiri ficar em casa estudando para as várias matérias que tenho e planejando os próximos posts que pretendo fazer.
Porém, no dia seguinte, quando acordo, vejo um lindo papel em cima da mesa da cozinha da minha casa. Era nada mais nada menos, que um cardápio da festa que somente meus pais foram convidados. Foi quando me bateu uma ideia: "Eu poderia usar esse documento para uma aplicação prática da aulas."
E esse foi meu único consolo! Já que não fui convidada, pelo menos pude usar o cardápio, do qual eu fique apenas babando, para fazer um trabalho da faculdade.
Então, nossa equipe elaborou uma breve análise sobre esse documento:
Obs.: Os nomes dos pombinhos não foram identificados, por questões de privacidade.
1. Especificação do Documento
Denominação do Documento: Cardápio de festa de casamento
Denominação da Espécie: Cardápio
Data Tópica: Av. Parque, Vila Verde, Formosa - GO.
Gênero: Textual.
Suporte: Papel.
Formato: Folha Avulsa.
Forma: Original multiplo.
Signos Especiais: Logomarca da empresa que o produziu, nome dos noivos.
Função Arquivística: Prova de que o casamento ocorreu e principalmente que meus pais foram convidados.
3. Caracteres Internos
Entidade Produtora: Greenoille.
Entidade Receptora: Meus pais.
Função: Informar aos convidados quais os tipos de comida que seriam servidos.
Descrição: Nome, endereço e contato da entidade produtora; nome dos noivos; especificação dos alimentos.
Vamos agora fazer algumas considerações:
Para concluírmos que esse cardápio é autêntico, devemos primeiro verificar se ele possui os requisitos básicos para isso:
- Cracterísticas internas: dizem respeito a disposição das informações no documento e quanto a isso, o documento em questão possui o que é preciso para ser um cardápio, ou seja, a relação dos alimento que foram servidos na festa, juntamente com a empresa que a produziu e o nome dos noivos (protegido na imagem por motivos de segurança).
- Característica externa: são os aspectos físicos do documento, como o suporte ou o tipo de material que foi utilizado, que são no caso a estilização do papel e da letra que foram padronizados (até como forma de impedir falsificações).
- Trâmite: significa todas as etapas exigidas para um documento, desde sua produção até o comprimento da sua atividade. No caso, os prórpios profissionais na empresa foram os responsáveis pela fabricação e distribuição.
Considerando que tudo o que estava escrito nesse cardápio realmente foi disponibilizado para os convidados se deliciarem, esse documento será também verídico, uma vez que seu conteúdo é verdadeiro sendo o documento o que diz ser.
Dessa forma, chegamos a conclusão que o cardápio é um documento genuinamente arquivístico, já que apresenta tanto autenticidade quanto veracidade.
Bem, apesar de não ter sido convidada, já fico muito feliz em poder aproveitar o cardápio para a nossa aprendizagem!
Por: Vanessa Caliman
2 comentários:
Vanessinha, eu já entendi que vc não foi convidada e que vc esta mal com isso! Vou arrumar um casamento pra vc ir nem que seja de penetra!hehe
Mas fique sossegada pq não vou falsificar um convite pra vc, vai ser daqueles que não é nominal!rs
Té+
Oi, Raquel
Muito obrigada, amiga!!! Vou ficar muito grata. rsrs
E o pior vocês não sabem... Tem outro convite de casamento aqui em casa que também está direcionado, somente, aos meus pais. Estou me sentindo super mal por isso. Super excluída!!!
bj
Postar um comentário