Olá coleguinhas aspirantes a arquivistas e cozinheiros! Nossa equipe preparou um post para nos ajudar a realizar a prova de hoje.
Primeiramente temos algumas dicas para que façamos uma boa prova. Conseguimos essa lista no site do PCI consursos, escrita por Willians Douglas e a adaptamos para nossas necessidades em diplomática e tipologia documental. E por fim, não poderíamos deixar de indicar uma receita bem leve de sandwich, até porque, não podemos realizar uma boa prova de barriga vazia.
Primeiro, vamos as dicas:
- A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, simplesmente respire. Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade. Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima vez (claro que espero que todos nós, inclusive eu, passemos nessa matéria).
- Nossa equipe tem uma dica importante: devemos fazer essa prova com o espírito de guerreiros, sempre pensando em aprender, claro que nos preocupamos em passar, mas nosso foco principal deve ser a aprendizagem.
- Lembre-se que você precisa responder àquilo que foi perguntado. Leia com atenção as orientações e o enunciado de cada questão.
- Caso a prova seja objetiva, seja metódico ao respondê-la. Mas se for dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Por mais simples que seja a questão, responda-a fundamentadamente. Anote tudo o que você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se perder, defina rapidamente conceitos e classificações. Dê exemplos. Aja com segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário ou exemplo, evite-o.
- Utilize os termos técnicos de arquivologia, mas cuidado para não se confundir. Para isso, recomendamos levar todos os livros, apostilas, anotações que possuem e que não possuem também (vc podem usar e abusar da nossa querida BCE).
- Preocupem-se com a correção lingüística, caso sua letra seja ilegível ou você cometa alguns erros de português, ainda há tempo de melhorar. A dica que temos é: a leitura constante aumenta a correção da exposição escrita ou falada.
- Evitar vaidades ou invenções. Muitos querem responder o que preferem, do jeito que preferem. Temos que atentar para a simplicidade e para o modo de entender o nosso examinador, o professor André. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la para a ocasião própria, que certamente não é a da prova de diplomática (a não ser que a questão peça, é claro).
- Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais inteligente que o professor ou criticá-lo. Não se considere infalível, sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
- Lembre-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na prática, um examinador. O nosso professor quer saber entre outras coisas, se nós alunos lemos os textos utilizados ao longo da disciplina; se compreendemos a matéria e se temos conhecimento suficiente para sermos bons arquivistas!
E depois dessas dicas infalíveis, temos uma receita leve para antes da prova. Recomendamos um sandwich:
Receita:
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 6 fatias de peito de peru
- 2 fatias de presunto
- 4 fatias de bacon
- 2 rodelas de tomate
- 2 folhas de alface-americana
- 3 fatias de pão de fôrma
4 comentários:
E que Deus nos abençõe!
AMÉM!
hahaha quero ver só xD
Minha dica é: Salve-se quem puder ou fujam para as colinas
Boa meninas.... rs
Postar um comentário